quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

As bolas da vida

O texto que transcrevo abaixo é de extrema importância para mim, para minha forma de ver "as bolas da vida" e como procuro equilibrar minha vida!


Conta-se que durante uma palestra em uma universidade americana, Brian Dyson, ex-CEO da Coca-Cola, falou sobre a relação que há entre trabalho e os compromissos da nossa vida.


“Imaginem que a vida seja um jogo, no qual você tenha que equilibrar cinco bolas no ar, ao mesmo tempo, como um malabarista.

Nomeie cada uma das bolas: trabalho, família, saúde, amigos, espírito - e mantenha todas no ar e em equilíbrio.

Em breve você irá entender que a bola do trabalho é de borracha.

Se você derrubá-la, ela irá quicar no chão e voltará para a sua mão.


Mas as outras quatro bolas - família, saúde, amigos e espírito - são feitas de vidro.


Se uma delas cair, elas irão se danificar, quebrar ou estilhaçar.

E nunca mais serão as mesmas.”, diz ele.



36 comentários:

  1. Legal Sandra! Eh isso aih mesmo!
    Excelente post!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e concordo plenamente com vc. Mas hoje em dia o trabalho virou a unica bola de vidro o resto virou borracha, principalmente para a sobrevivência dos homens...#pena...

    Eu antes fazia a comparação a um tripé, a vida tem 3 lados e se um deles quebrar a perna o tripé não para e vc cai. Familia, trabalho, saúde..a visão hj é maior!

    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Recebi um email da minha grande amiga e afilhada Maria Cecília que transcrevo a seguir:
    "Sandra querida!Adorei seu blog!Você esta inspirada!Estou adorando os assuntos que você aborda,beijos e saudades!"

    ResponderExcluir
  4. Segue comentário que recebi do meu grande amigo Cláudio Bastos, ex-colega de trabalho:
    "Legal lembrar dos tempos da Intelig! Quem esteve lá no começo jamais esquece dos bons momentos que foram construídos por todos. Mais legal ainda este texto do teu blog. Parabens! "

    ResponderExcluir
  5. No facebook, a respeito dessa postagem no blog, recebi do amigo e ex-colega de trabalho Roberto Faria:
    "Muito legal Sandrinha! Foram bons os tempos da BONARI e Intelig."

    ResponderExcluir
  6. E do ex-colega de trabalho de uma empresa e atual colega da empresa atual, Alexandre Ornellas, no facebook:
    "eu lembro disso da Intelig!!!
    Alias, quem consegue esquecer as coisas da intelig????"

    ResponderExcluir
  7. Linda Sandra, muito boa essa reflexão! Infelizmente, em nosso contexto capitalista há uma inversão de tais valores e o que presenciamos é a fragmentação das bolas quebráveis. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. SEU BLOG É SUI GENERIS.
    ADOREI.
    OBRIGADA PELO CARINHO
    dos comentários.
    SEJA SEMPRE BEN-VINDA

    ResponderExcluir
  9. Recebi um email do amigo Alderico que foi colega nos tempos da Intelig, aonde aprendemos a equilibrar as bolas da vida!
    "Oi Sandra.Que boa lembrança. Eu não fiz o Intelider porque quando a Anna ia me indicar, o RH suspendeu o programa, mas eu trabalhei com ela.E algumas decisões minhas foram tomadas olhando as bolinhas naquele kit que os gestores ganharam. Eu ficava lá olhando para o kit da Anna e pensando... Aí a decisão vinha claramente!!!Obrigado pela lembrança!!!Abraços,
    Aldérico"

    ResponderExcluir
  10. E o amigo Marcio Amatto, ex-colega de time na Intelig, me escreveu no facebook:"Muito legal este post!!! Bons tempos, que marcaram tanto minha vida profissional quanto a pessoal, afinal de contas somos um ser único! Publiquei o link na minha página, com a esperança que as pessoas que não tiveram a oportunidade de aproveitar estes momentos de Intelig conheçam um pedacinho do que vivemos :-)"

    ResponderExcluir
  11. Que analogia deliciosa que postastes aqui, Sandra.
    Oportuno para refletirmos sobre as bolas de nossas vidas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Sandra,

    Muito prazer em conhecê-la!

    Agradeço a visita em meu blog e estarei te seguindo e visitando de agora em diante.

    Adorei o texto acima, é a realidade. Se me permitir, claro que sempre respeitando os créditos, gostaria de guardá-lo para um dia poder utilizar em um de meus treinamentos.

    Um forte abraço!

    Eliane.

    ResponderExcluir
  13. Querida Sandra, quase que não preciso de te dizer, mas adorei o texto (como já é hábito).

    Publiquei hoje um post com os selinhos que me enviaste (mil desculpas pelo atrazo). E mais uma vez te agradeço.

    Beijos grandes e um óptimo fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  14. É uma óptima forma de nos fazer ver as prioridades realmente importantes da vida :)
    Obrigada por passares no meu cantinho, espero que tenhas gostado ;)

    Beijinhos *

    ResponderExcluir
  15. Sandra, obrigada pelo carinho, adorei o "jogo", concordo plenamente, acho que qualquer coisa que se quebra, jamais será o que era antes, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  16. Estou emocionada pois recebi a mensagem abaixo no facebook do ex-Presidente da Intelig, José Carlos Cunha:
    "Sandra,Muito boa sua lembrança, ainda mais de ter pensado em publicar o texto no dia 23/01... Lembranças associadas à emoção são sempre muito poderosas.
    Como tive alguma coisa a ver com essa época tão marcante na vida de todos, gostaria de deixar meu testemunho aqui.
    Voce sabe o quanto me orgulho de ter trabalhado na Intelig. Você sabe o quanto a gente ficava matutando a forma de fazer dela o melhor lugar para desenvolver o talento de todos. Você sabe o quanto de talento foi libertado ali, quantas coisas criativas, inteligentes, amorosas as pessoas da Intelig puderam desenvolver, apesar dos problemas que tinhamos com culturas, acionistas, mercado, dinheiro, enfim tudo que numa empresa normal tornaria impossivel fazer o que foi feito.
    Estou tentando agora meios de espalhar esse modelo... Muitos dirão que é impossivel, pois o mundo corporativo não comporta, o capitalismo não deixa, o isolacionismo não permite... E eu confesso que quase acreditei... Mas daí você publica este post e me relembra de meus sonhos...E me faz relembrar o olhar das pessoas, a energia delas, a fantastica ligação que nos uniu e que, eu acredito, ainda nos une...
    Muito grato! JCC."

    ResponderExcluir
  17. Recebi por email da minha querida amiga Nafis a seguinte mensagem: "Sandra, querida,
    é sempre muito bom receber seus posts; eles são interessantes e eu repasso sorrindo."

    ResponderExcluir
  18. Sandrinha, amei o texto..
    Sobre o desafio, foi criado e lançado pela Bethynha do http://bethynhad.blogspot.com, e ela colocou como início 01/02 a 30/03, eu acredito que quem quiser seguir a risca deve esquecer esta história de carnaval, ou fazer como eu, que dei um lastro para os dias de folia, planejando minha meta com estes dias de folga.. entendeu ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Sandra entrei um pouquinho p te visitar e já fiquei.Sempre vou achar outros jeitinhos desses ler,pensar,deixar um alo virtual tão comum nesses dias se esquecendo dos aconchegos das casas,dos cheirinho que vem dos fogões enfim você já é nossa de uma erta forma no www.futurotaqui.blogspot.com e nós por aqui também estaremos.Um abraço fraterno e também digo por aqui tudo está lindo!Enriqueça-nos com suas habilidades tecnologicas!

    ResponderExcluir
  20. Minha filhinha acaba de me mandar uma mensagem para comentar no blog:
    "Parabéns mãe!!!!"
    Fiquei muito emocionada......depois vou ensiná-la como comentar no blog. aliás como tem pessoas que nao estao habituadas ao mundo dos blogs que nao consegue finalizar um comentario identificado.

    ResponderExcluir
  21. Temos que nos equilibrar e tratar todas as bolas como se fossem de cristal..é difícil, árduo, mas é o único caminho para a serenidade!
    ADOREI tudo aqui...Parabéns...adoro o Chapplin e seus escritos..modernos e atuais....Obrigada pela visita!!
    An@

    ResponderExcluir
  22. Apercebi-me que o seu blog te imenso sucesso.
    Merecidos PARABÉNS de uma nova amiga.

    Obrigada por ser já seguidora do meu blog, através da grande amiga em comum, Mafalda.

    Gostei muitíssimo do seu texto das bolas. É muito sugestivo e de grande imaginação!

    Bjs da
    Gracinda
    http://gracindatavaresdias pintora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Recebi pelo facebook um comentário da amiga Vanessa Lourenço: "entrei ontem pela primeira vez e adorei!!! Até comecei a escrever um comentário, mas chegaram pra falar comigo...Rsrs. Já viu, né?"

    ResponderExcluir
  24. Olá Sandra,

    Excelente reflexão.... para sempre lembrarmos quais as prioridades de nossa vida.
    Aproveito para agradecer sempre por sua presença de Luz em meu espaço...
    Um grande beijo em seu coração!

    ResponderExcluir
  25. Oi chará,
    Amei os textos do seu blog. Com relação às bolas da vida, considero todas de cristal:
    temos que equilibrá-las com muita maestria e amor. Cada lasquinha criada muda totalmente o seu brilho.
    ... enfim, é muito gratificante sabermos que nem o tempo e nem a distância separam grandes amizades... tudo deixou saudades... CSN, Intelig, Deloitte, SAP, graaaandes momentos...
    Beijo no coração, Sandra Nogueira.

    ResponderExcluir
  26. Sandra, amei tudo que vi aqui!!!
    Este texto é maravilhoso!!!

    Beijinhos!!!
    Tenha um Fim de Semana de Luz e Paz!!!

    ResponderExcluir
  27. Muito bem dito. O mais importante não é o dinheiro e o trabalho e sim, a família e os pormenores!

    ResponderExcluir
  28. Uma excelente comparação e reflexão, Sandra!

    bj

    Betha

    ResponderExcluir
  29. Oiiii! uma boa reflexão... e verdadeira...pois são as coisas mais preciosas que temos e então temos que cuidar bem delas..
    Um beijão,otimo domingo p vc!
    ;-)

    ResponderExcluir
  30. Oi Sandra,
    Obrigada pela visita la no Brasil na Italia. Gostei muito esse seu artigo e concordo: a gente sempre pode arrumar um novo emprego, mas pessoas, saude e sanidade mental sao insubstituiveis.
    Até a próxima.
    abs
    Barbara

    ResponderExcluir
  31. Sandra tem um selinho pra vc em meu blog!!Bjãoo

    ResponderExcluir
  32. Como sempre, inspirador!
    Vou ler para o meu marido...

    Adorei!
    Beijocas e
    uma ótima semana para vcs :)

    Ju

    ResponderExcluir
  33. Tudo na vida é a eterna busca do equilíbrio, Algumas vezes, uma das bolas sai do rumo mas, temos que conseguir pegá-la antes que chegue ao chão. Obrigada por lembrar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. acredito que as bolas familiares são um pouco mais resistentes e maleáveis, ou tem um poder mto grande de resiliência, acho que é um grande desafio manter estas bolas flutuando, não necessariamente com a mesma intensidade, mas com movimento continuo... as vezes uma delas cai, e ai só nos resta recomeçar, e em alguns casos tocar de bolinha.
    adoro seu blog, bj lu

    ResponderExcluir
  35. Oi Sandra,
    levo essa mensagem das bolas da vida comigo sempre. A bola mais preciosa para mim é a da família. O importante é mantermo o equilíbrio entre elas e dar a devida atenção a que estiver prestes a sair do equilíbrio.
    Os tempos de Intelig foram de grande aprendizado e desenvolvimento pessoal.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Recebi por email da minha super amiga internacional Mônica Cara sobre nossa vivência na Intelig e a essa postagem:
    "Oi Sandra Querida,
    Obrigada pelas boas lembrancas!
    Tantos amigos jah admiraram nossa estatuazinha das bolas da vida. Sempre rola a pergunta "o que eh isso?" e a resposta jah inspirou mais de um.
    bjK
    :)"

    ResponderExcluir