sábado, 31 de março de 2012

Desafio dos 31 dias de Março

Esse desafio circulou ao longo de cada dia do mês de março no blog das minhas queridas amigas blogueiras portuguesas.
Resolvi aderir no último dia de março, concentrando todas as respostas numa única postagem, para não fugir ao tema do blog, e não deixar de aderir ao desafio proposto, pois é sempre interessante conhecer um pouco mais quem somos e de que gostamos, aqui vão as minhas respostas:

1. Livro  - A cabana
2. Mãe/Pai - Mãe e Pai com muita saúde

3. Local -minha casa

4. Amuleto - meu santuário

5. Foto - minhas filhas

6. Sabor - salgado

7. Estação do ano - primavera

8. Amor - guardar cada lembrança de todos os momentos importantes


9. Mania/Superstição - fazer mapa astral de revolução solar a cada aniversário


10. Parte do dia ( manhã, tarde, noite) - manhã



11. Sobremesa - torta de limão
 
12. Cidade - Niterói


13. Cheiro/Perfume - Midnight Poison

14. Calçado - muitos e de salto bem alto

15. Local de férias - Itacaré

16. Filme - o casamento do melhor amigo


17. Frase/Poema - que seja infinito enquanto dure

18. Feriado -  semana santa

19. Série - sexy in the city

20. Objeto - relógio

21. Maquiagem -lápis de olho preto

22. Lingerie - preta

23. Solidão - olhar o mar em total silêncio

24. Data - meu aniversário

25. Medo - morrer antes de ver minhas filhas formadas

26. Comida - camarão com catupiry



27. Sonho - conhecer Portugal

28. Pessoa - meus amigos

29. Look - calça jeans e blusa branca
30. Sedução - olhos nos olhos

31. Saudade - minha avó

sexta-feira, 30 de março de 2012

O bambu chinês

foto do google


Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos - exceto um diminuto broto. 

Todo o crescimento é subterrâneo; uma complexa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. 

Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. 

Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. 

Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará; com ele virão mudanças que você jamais esperava.

Lembre-se que é preciso muita ousadia para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita profundidade para agarrar-se ao chão.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Projetando Pessoas por Ana Maria Magni Coelho




Nome: Ana Maria Magni Coelho 

1) Sobre mim:

Pedagoga com especialização em Coaching Executivo, Gestão de Projetos e MBA em Gestão Empresarial. 

Pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Gerenciamento de Cidades.  

Minha experiência envolve mais de 12 anos de prestação de serviço no SEBRAE-SP, sendo que durante 6 anos gerenciei o escritório regional do Alto Tietê (Mogi das Cruzes) atuando no fomento à cultura empreendedora e na melhoria da competitividade dos pequenos negócios por meio de ações de capacitação, consultoria ou projetos de desenvolvimento local e setorial. 

Hoje, no Terceiro Setor, exerço a função de gerente executiva de operações institucionais sendo responsável pelas estratégias das áreas de Gestão de Pessoas, Planejamento e Orçamento, Gestão de Recursos, Captação de Patrocínios e Tecnologia da Informação. 

Entusiasta da área de empreendedorismo digital e mídias sociais, recentemente venho desenvolvendo conteúdos para blogs corporativos e redes sociais empresariais bem como mentoria e coach para empreendedores e start-ups. Sou autora do blog Lounge Empreendedor (www.loungeempreendedor.blogspot.com), palestrante em temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Sustentabilidade, Redes Sociais e Empreendedorismo e articulista dos jornais O Diário de Mogi (Caderno Diário Empresarial) e Mogi News (Caderno Opinião). 

Sou casada há 17 anos, mãe de dois meninos geeks (um de 15 e outro de 6 anos) e voluntária das causas do Divino Espírito Santo. 

Mais um pouco sobre mim: 
  • Ganhadora do Prêmio Mogi News Mulher de Expressão 2008 e 2011 – categorias Treinamento Empresarial e Empreendedorismo  
  • Madrinha digital da causa “Todos pela Educação” 
  • Blogueira convidada para o desenvolvimento de conteúdo para os hubs Viva Positivamente (Instituto Coca-Cola), Atitude BR, Paperblog, Mundo Sebrae e participante do programa Teleton/AACD. 
  • Articulista da revista Arena Empresarial 
  • Conselheira do Conselho Empresarial Feminino da Associação Comercial de Mogi das Cruzes – Gestão 2009/2010 
  • Conselheira do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes – Gestão 2009/2010 
  • Membro do Conselho Fiscal da ONG Gente de Bem - Mogi das Cruzes 
  • Diretora Técnica da ADRAT – Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Gestão 2007/2008) 
  • Professora convidada em aulas de pós graduação na Universidade Braz Cubas (UBC) e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) 
  • Professora convidada na Disciplina de Negócios Estratégicos pelo SENAC Campos do Jordão 

2-Para você o que é Projetar Pessoas? 

Projetar pessoas é estimular as pessoas a assumirem responsabilidade sobre suas próprias vidas, promovendo um ambiente de desenvolvimento que dê oportunidades para que elas utilizem seus talentos e oferecendo caminhos para fazê-las progredir nas empresas, nas carreiras e na vida.  

Envolve gostar de ouvir, de ajudar, de desenvolver pessoas (muitas vezes) diferentes de você. Quando você se dedica a desenvolver pessoas, contribui para o aumento de suas competências, levando-as a uma maior autonomia ao mesmo tempo em que cria um ambiente motivador, com pessoas com melhor auto-estima e maior capacidade de realização. 

A idéia principal de projetar pessoas não está em criar dependência, mas sim empoderamento. Uma vez identificadas as competências e os comportamentos necessários para que você, eu ou qualquer pessoa possa evoluir, precisamos ampliar o olhar e construir um caminho que não nos paralise por crenças ou modelos do passado ou que nos impeça de seguir adiante no primeiro obstáculo que aparecer. 
Afinal, a vida não se interessa pelas nossas desculpas, certo?  
Só fará a diferença quem conseguir se assumir como o único responsável pelas suas escolhas e pela sua vida! 
Isso é difícil? Dá trabalho? Leva tempo? Ok, não duvido. 
Mas se você estiver realmente disposto a projetar pessoas não importa, o que importa é que irá valer a pena! 

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,  

Comecei minha carreira no SEBRAE-SP como digitadora terceirizada. Construí uma trajetória da qual me orgulho muito e sinto-me sendo projetada ao mundo a cada nova escolha que faço ou em cada nova relação que me envolvo. Nunca fui vítima da vida! 
O começo no SEBRAE-SP foi incerto, confuso e incomum. Minha formação inicial era em uma área completamente diferente... Fiz novas escolhas profissionais, redirecionei meus sonhos e amadureci. Em 2000, realizei o seminário EMPRETEC onde defini metas para minha carreira e para minha vida pessoal. Pautei-me nelas, estudei muito e nunca tive vergonha em dizer que não sabia fazer algo ou em pedir ajuda para realizar uma tarefa. Isto me impulsionou a crescer e a confiar. Tenho plena convicção de que afetamos e somos afetados pelas pessoas e circunstâncias o tempo todo. Se você aproveita esses momentos, você pode sempre aprender algo novo e ver-se projetado ao mundo. 

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa 

Ter me formado em pedagogia e atuar como professora e coach me dariam inúmeras possibilidades em contar histórias de contribuição no desenvolvimento de pessoas, mas prefiro contar algumas passagens como gestora de equipe. Já que talvez esse seja um caminho capaz de inspirar outras pessoas no mesmo sentido.  
Afinal, nenhuma empresa, seja ela do porte que for, pode crescer e gerar resultados senão pelo desenvolvimento de seu próprio time. Eu construí um time que me orgulho muito. 
Logo que assumi minha primeira função gerencial, contratei um estagiário que me permitiu exercitar exatamente o que considero ser o caminho para projetar pessoas. Ele possuía em si mesmo o desejo em evoluir, o brilho no olhar e a vontade de aprender que são um presente para quem deseja liderar pessoas a fim de projetar suas competências para um melhor resultado da empresa.  
Aprendizes que se transformam estagiários. Estagiários que crescem para assistentes. Assistentes que viram analistas. Analistas que se amadurecem consultores. Adoro histórias assim! 

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas 

Quando você chega a uma posição de liderança é muito fácil (e perigoso) que se torne egoísta. A sensação de ser importante pode te levar à individualidade. Mas a essência do desenvolvimento pessoal e da formação de equipes de alto desempenho não está na competência individual. John Donne, poeta inglês do século XVI, em seu famoso texto “Meditações XVII”, escreveu um belíssimo trecho, mais tarde usado pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway em seu romance “Por quem os sinos dobram”, que sempre me encantou: “No man is an island, entire of itself; every man is a piece of the continent, a part of the main” (Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo) e é assim que vejo o caminho de projetar pessoas. 
Não queira crescer sozinho. O trabalho em equipe é mais árduo, mas também muito mais profícuo. Componha uma equipe com competências diferentes e complementares para que o todo supere a soma das partes. Não tenha medo. Comunique-se com o coração e com crença de que todos têm em si mesmo todas as possibilidades para que atinjam o sucesso. Você é apenas um facilitador.



Não conheço Ana Maria pessoalmente, mas já combinamos um encontro na sua primeira visita ao Rio de Janeiro!
O mundo das redes sociais está me proporcionando conhecer pessoas e profissionais incríveis e Ana Maria é uma delas!
Que trabalho fantástico ela faz!
Ana muito obrigada por sua participação, querida!
Aguardo ansiosamente conhecê-la ao vivo e a cores!


quarta-feira, 28 de março de 2012

Sucesso & Valor

Admiro muito o trabalho da coacher Waleska Farias, acompanho sempre seu blog, e me inspirei numa citação genial de Einstein adotada por ela no facebook para a postagem de hoje:




“Tente não ser uma pessoa de sucesso, 
mas uma pessoa de valor.”  
Einstein
 


terça-feira, 27 de março de 2012

Seja o que você quiser ser

foto do google


Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela
só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas
que passam por suas vidas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Abra caminhos

foto do facebook


Quando comecei a gerenciar projetos de alta complexidade, com enormes desafios de "Change Management", ou seja de processos de mudança, que impactavam o "dia-a-dia" da organização, alterando processos, procedimentos, sistemas, mudando a rotina dos profissionais e consequentemente com a vida das pessoas, atuava nessa época na Aracruz Celulose e o seu então Presidente, Luiz Kaufmann, sponsor do Projeto de Implantação do ERP(Sistema de Gestão Empresarial) SAP disse uma frase muito marcante:

"Você escolhe - Ou você é o TRATOR ou você é a ESTRADA"


No sentido de que o Trator sai à frente abrindo caminhos, derrubando as árvores, preparando o terreno, e quem é o TRATOR é o agente DA mudança, é quem abre os caminhos para o novo.

E quem é a estrada, é quem vai encontrar a estrada pronta, ou vai estar preparado para os carros, caminhões, bicicletas, ônibus passarem quando a estrada já estiver pronta. Fica num estado passivo esperando que tudo aconteça para fazer parte do processo.

SEmpre escolhi ser o trator, fazer parte das mudanças, ser agente do novo!

Na semana passada, por 2 dias, estive num evento excelente, com todos os executivos do TI da Oi, ministrado por uma consultoria que não conhecia e que me surpreendeu por seu enorme gabarito, a Aprendix (www.aprendix.com.br). Recomendo!

Numa das vivências a foto dessa postagem foi apresentada e me remeteu imediatamente à citação do meu ex-Presidente Kaufmann, sendo o Trator o próprio homem, abrindo seu próprio caminho e construindo sua estrada! Uma excelente simbologia!

Ao chegar na sexta-feira à noite, vi a mesma foto (que nunca tinha visto antes) publicada na página Carpe Diem do meu grande amigo Fernando Sarmento, que há alguns anos comunga comigo dos mesmos ideais de gestão, de liderança, de valores!

Fiquei impressionada com a sincronicidade!

Precisava deixar isso registrado aqui no Projetando Pessoas, pois o Universo Conspira!

Que a semana que se inicia, seja o marco de um novo ciclo, de abertura de novos caminhos de MUITO SUCESSO, de RENOVADAS ESPERANÇAS e POSSIBILIDADES!!!

TEM QUE VALER À PENA!
VAI VALER À PENA!

domingo, 25 de março de 2012

1o SORTEIO do Projetando Pessoas em Parceria com a Editora Sextante!!!

 Aprendi que perguntar a nós mesmos não somente o que queremos ser, mas quem desejamos ser, é importante em cada fase de nossa vida, e não apenas quando estamos dando os primeiros passos no mundo. 
De certo modo, é como se estivéssemos dando esses primeiros passos a cada dia.”  

- Maria Shriver




Quando você era pequenino(a) o que você queria ser quando crescesse?
Você cresceu?
O que você vai fazer depois que se formar?
Vai ser empresário?
Vai fazer concurso público?
Vai ser profissional liberal?
Você vai optar pela maternidade ou por uma carreira de sucesso?
Você vai trabalhar ao ar-livre ou num escritório?
Você vai ser professor? Líder? Coach?
O que você quer ser quando aposentar?
Você quiz ser muitas coisas, você fez muitas coisas?
Mas QUEM você quiz ser?
Quem você quer ser?

Você deve se fazer essa pergunta todos nos dias!!

E buscar pelas respostas!


"Neste livro, Maria Shriver conta o caminho que teve de trilhar para encontrar sua verdadeira identidade. Cercada de fama, ela precisou se sentir completamente vazia para enfim compreender que o que temos ou fazemos nada tem a ver com o que somos.
Ela fala da dificuldade que as pessoas têm de seguir seu próprio caminho, perseguir seus sonhos, encontrar sua voz e viver de acordo com o que acreditam, e não com o que os outros esperam. E que esta é a única forma de alcançar uma existência plena de sentido e alegria.
Maria ensina que representar os papéis que o mundo nos impõe é como viver outra vida e mostra que a fama, a riqueza e o status não são sinônimos de sucesso. Nossa maior realização é sermos fiéis às nossas paixões e aos nossos princípios.
Escrito para quem busca um significado na vida, Quem você quer ser? revela que nossa identidade não é o trabalho, o sobrenome ou a conta bancária. Somos um retrato do que está em nosso coração e é dentro dele que encontramos a resposta a essa pergunta fundamental."

Por isso, em parceria com a Editora Sextante, o Projetando Pessoas está inovando e está lançando o seu primeiro sorteio!

Não sou expert em sorteios, pensei MUITO para lançar esse sorteio e decidi fazê-lo de forma bem simples e tradicional.

Quem quiser participar e ganhar o Livro Quem você quer ser da Maria Shriver da Editora Sextante:
- comente essa postagem colocando seu nome, 
- a cidade que mora (precisa ter endereço no Brasil), 
- seu email para confirmar a entrega do livro , 
- adorarei se seguir o blog e curtir a página do blog Projetando Pessoas no facebook, ok?(me avisa no comentário)
- precisa ser seguidora da Editora Sextante - @sextante no Twitter! (favor informar o nome do seguidor no twitter)
- e citar Quem você quer ser!!!

As candidaturas ao sorteio serão aceitas até o dia 25/04

O Sorteio será efetuado às 20hs do dia 26/04/2012 e divulgado aqui no http://projetandopessoas.blogspot.com//

Cada comentário receberá um número, publicarei a relação numerada e o método do sorteio, ok?

Boa Sorte a Todos!

sábado, 24 de março de 2012

O amor não acaba, nós é que mudamos

foto do google


Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro. 
Que fim levou aquele sentimento? 
O amor realmente acaba?

O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são subtituídos por outros no decorrer da vida. 
As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades. 
O amor costuma ser amoldado à nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos. 
O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantém os mesmos.

Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. 
Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas. 
O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos. 
O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. 
Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito.

O amor não acaba. 
O amor apenas sai do centro das nossas atenções. 
O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. 
Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. 
Paixão termina, amor não. 
Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa. 
Martha Medeiros

sexta-feira, 23 de março de 2012

Permita-se...


Permita-se,
andar pela rua no dia de chuva e chutar as poças d´água,
andar pela areia da praia com os pés descalços,
deitar na relva ainda úmida na manhã que se apresenta,
contemplando a natureza.

Permita-se rir de si mesmo diante do espelho,
contar uma piada sem graça onde só você ri,
falar do tempo com bom humor,
contar estrelas em noite enluarada,
perder a conta e recomeçar várias vezes...

Permita-se errar e admitir o erro sem culpa,
permita-se ser seu próprio advogado,
já que você defende tanta gente,
ame-se!

Permita-se ser mais amigo que pai,
e pai na hora que o filho pede um conselho.
Permita ser menos que "super-mãe"
ser simplesmente acolhedora,
colo de mãe não tem igual.

Permita-se ser amado,
roubar um beijo, um abraço mais demorado,
andar de mãos dadas pela praça,
comer pipoca em um saquinho único,
beber refrigerante com dois canudinhos,
coisas bobas dos apaixonados,
guardar papéizinhos,
bobeira deliciosa...

Permita-se chorar de vez em quando,
desopilar a alma, emocionar-se,
permita o arrepio dos pelos,
e no contato com Deus,
permita o toque do Divino,
e crer na força da transformação que existe em você.

Permita-se hoje, viver o amanhã,
sem se preocupar com o que foi,
pois assim é você, pessoa maravilhosa,
que tudo pode dentro das suas limitações,
e para quem já aprendeu sonhar,
qual é o limite da própria vida?

Permita a invasão da alegria,
seja feliz, ainda que a noite pareça não ter fim,
o dia vai chegar e quer te encontrar sorrindo!
                                                                                                                        Paulo Roberto Gaefke
 
Todas as imagens extraídas do Google